Viseu, Portugal

Descobre a histórica cidade de Viseu, capital das Beira Alta, na região Centro de Portugal.

Viseu, Portugal
Viseu, Portugal
© José Alfredo

Viseu é, a par com Coímbra, uma das cidades mais atractivas da região das Beiras, Portugal.

É uma cidade com vocação agrícola, assente sobre bancos de planalto do rio Paiva. Tem um centro histórico muito bem conservado, com estradas empedradas, ruelas, jardins públicos e uma bela praça central, conhecida como Praça da República ou Rossio, que se encontra adornada com flores de cores vivas e fontes.

Viseu, capital atual da província da Beira Alta, bispado desde os tempos visigóticos, tem una rica história da qual deve estar orgulhosa.

 

Ruas Viseu
Ruas Viseu
© Vítor Ribeiro

No ponto mais alto da cidade aparece a (catedral) tardogótica e manuelina, construída sobre as fundações de uma antiga mesquita, com o museu de arte sacra.

O antigo palácio episcopal alberga hoje o Museu Grão Vasco, dedicado às obras do pintor renascentista Vasco Fernandes.

Outros lugares interessantes a visitar são a Igreja da Misericórdia, de estilo barroco e com dois campanários; e o Museu de Almeida Moreira (Museu de arte).

Esta cidade também é um excelente lugar para degustar os ricos pratos da cozinha portuguesa e os saborosos vinhos da região do Dão.

A festa anual mais importante de Viseu é a Feira de São Mateus, uma festa agrícola e artesanal, que se celebra desde meados de agosto até meados de setembro, com música folclórica, boa comida tradicional, fogo de artifício e um parque de atrações.

Algumas ideias para realizar excursões interessantes a partir da cidade são:

Visitar a vila de São Pedro do Sul, enclavada na confluência do rio Sul com o Vouga. Esta vila mantém um cuidado com a aldeia do qual se destacam o Convento da Conceição, a Capela de Santo António, e o Palácio do Marquês de Reriz. A 3 quilómetros encontrarás um agradável complexo termal de origem romana.

A Oeste, pelo vale do Vouga (a 6 km das termas) aparece a povoação de Vouzela com a sua igreja matriz do século XIII. Aqui poderás visitar a Igreja da Misericórdia, decorada com azulejos do século XVIII; e a Capela joanina de São Frei Gil.

A Noroeste de Vouzela está a Reserva Botânica de Cambarinho, que acolhe o Convento de São Cristóvão de Lafões, fundado no ano 1157 por D. João Peculiar, que seria o bispo do Porto.

A Este de Viseu é recomendável contemplar duas mansões solarengas: o Palácio dos Condes de Anadia (século XVII), situado na cidade de Mangualde, e a Casa da Ínsua (século XVIII), na vila de Penalva do Castelo.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.