Tomar, Portugal

Deixa Tomar surpreender-te, a cidade portuguesa dos Templários.

Tomar, Portugal
Tomar, Portugal © Celestino Manuel

O centro histórico da cidade de Tomar, estende-se nas margens do rio Nabão, no sopé de uma colina exuberante coroada pelo sumptuoso Castelo de Tomar, erguido no século XII pela ordem dos Templários. No interior do castelo encontra-se o Convento de Cristo, uma verdadeira jóia arquitetónica que mistura os estilos gótico, manuelino e renascentista, que por sua vez, constitui um testemunho bizarro da história de Portugal, que foi declarado Património Mundial pela Unesco. Juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa e o Mosteiro da Batalha, estes são os mais importantes monumentos manuelinos de Portugal.

Convento de Cristo, Tomar, Portugal
Convento de Cristo © Miguel Hugo Carriço
Rio Narbão, Tomar, Portugal
Rio Narbão © Paulo Pereira
Festa dos Tabuleiros, Tomar, Portugal
Festa dos Tabuleiros © Celestino Manuel

O centro histórico da cidade é muito calmo, ideal para desfrutar de um relaxante passeio pelas suas ruas repletas de casas brancas. Deixa surpreender-te pelos seus monumentos e museus interessantes. Outros belos lugares para caminhar são o parque, localizado junto ao rio, frequentado por cisnes, garças e patos; e os jardins da área florestada exuberante conhecida como Mata Nacional dos Sete Montes.

O rio Nabão divide a cidade, em que a maioria dos seus recentes edifícios na margem oriental e a oeste o bairro histórico.

Tomar é realmente extraordinária, e para comprovar nada melhor que olhar para o céu e avistar os muros do Convento de Cristo, que é um magnífico pano de fundo visível de quase qualquer ponto da cidade. Depois de mais de oito séculos, desde a sua fundação, a sede dos lendários templários ainda domina a colina que se ergue sobre Tomar.

Se gostas de festas animadas e ter a oportunidade de assisti-las, não deves deixar de visitar esta cidade durante a popular Festa dos Tabuleiros. Este festival é realizado a cada quatro anos, durante os meses de junho e julho, sendo a próxima celebração em 2015. É uma semana cheia de música, bebida, dança e fogo de artifício. Mas o que mais se evidencia neste festival é a tradicional procissão de cerca de quatrocentos jovens vestidos de branco (tradicionalmente virgens), carregando bandejas com lotes de pão e trigo no cimo da sua cabeça. Os rapazes que participam na procissão ajudam as meninas a equilibrar as pesadas bandejas, que ocasionalmente chegam a pesar 15 kg. No dia seguinte, o padre abençoa o pão e o vinho, que é dividido entre as famílias de toda a cidade.

A Festa de Nossa Senhora da Piedade é um dos mais importantes festivais religiosos da cidade. Ela ocorre durante o primeiro domingo de setembro, onde é realizada uma procissão de velas e um desfile de carros alegóricos decorados com flores de papel.

Devido à boa conexão ferroviária a Lisboa, Tomar é um lugar muito atraente para ficar por uns dias, ou até mesmo como um destino principal.

Na área circundante podes visitar locais como o Castelo de Almourol, Constância, Vila Nova da Barquinha, Santarém, entre muitos outros.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.