Santarém, Portugal

Descobre Santarém, a Capital do gótico de Portugal.

Santarém, Portugal
Santarém
© Celestino Manuel

Santarém possui um interessante centro histórico, repleto de monumentos góticos, com ruas pouco movimentadas, sendo um lugar perfeito para visitar.

A cidade situa-se num planalto formado por sete colinas, delimitadas por um meandro do rio Tejo.

 

Mercado Municipal de Santarém
Mercado Municipal
© Celestino Manuel
Igreja de Nossa Senhora da Piedade, Santarém
Igreja de Nossa Senhora da Piedade
© Celestino Manuel
Largo Infante Santo, Santarém
Largo Infante Santo, Santarém
© Celestino Manuel

A sua origem remonta ao período romano, denominada por Colonia Scalabis Praesidium Julium, época quando foi a capital de um dos três distritos onde a Lusitánica fora dividida. O seu nome atual deriva do milagre de Santa Iria ou Irene, no momento do visigodo Recesvinto. De acordo com a lenda, encalhado na costa, o barco que miraculosamente transportava o corpo da Santa, o monarca, recém-convertido ao cristianismo, mudou o nome do lugar para Santa Irene.
Afonso Henriques conquistou a cidade em 1147, quando estava sob os domínios árabes, após um ataque imprudente envolvendo os Cavaleiros do templo pela primeira vez.

Algo caraterístico da arquitetura civil da cidade são as grades e as varandas das fachadas, que estão presentes por muito estreitas que sejam as ruas, chegando mesmo a unirem-se umas às outras.

É recomendado o início do itinerário a partir na Fonte das Figueiras, uma joia gótica (séculos XIII - XIV). De seguida, à direita, encontrarás o Convento de Santa Clara, com a sua monumental igreja e o Convento de São Francisco, ambos de estilo gótico com duas colunas geminadas.

Mais à frente encontrarás o Jardim da República com o Mercado municipal, que se destacam pelos seus azulejos com monumentos e imagens do Ribatejo relativas à região ribatejana. Numa das laterais está situada a Praça do Município com o Palácio Eugénio Silva (século XVII).

O centro antigo tem acesso pela famosa Praça Sá da Bandeira, com uma estátua em bronze do Presidente do Conselho. Na mesma praça encontra-se a monumental Igreja do Seminário, uma igreja jesuíta do estilo barroco, que atualmente funciona como umacatedral.

No lado oposto da praça está a pequena Igreja da Piedade, construída no século XVII.

O percurso continua ao longo da rua Serpa Pinto, uma rua comercial com muitas varandas de ferro que flui na Praça Visconde Serra do Pilar e no Largo da Marvila, com a imponente Igreja de Marvila, que inclui um excecional portal de estilo manuelino e, no seu interior, está coberta com azulejos do século XVII.

De seguida, terás que virar à direita pela rua 1º Dezembro, que após estarás na rua Vila de Belmonte, que te levará diretamente para a Igreja da Graça, construída no ano de 1380, no estilo gótico também.

Depois de visitar a Igreja da Graça podes ir em direção à Torre das Cabaças, onde está instalado o Museu do Tempo, cujo terraço oferece uma das melhores vistas panorâmicas de toda a cidade.

Ao lado da torre encontras a Igreja de São João de Alporão, que provavelmente é o monumento de maior valor arqueológico de Santarém, cujo interior foi convertido num museu arqueológico.

Na Avenida 5 de Outubro até ao Jardim das Portas do Sol, estão os últimos restos da muralha que cercava a cidadela, que tornou-se num local ideal para piqueniques relaxantes.

De volta ao centro, é aconselhável visitar a Igreja do Santíssimo Milagre, com uma fachada barroca e de igreja-salão renascentista. Outras interessantes igrejas barrocas da cidade são a Igreja da Misericórdia e a de São Nicolau.

Um pouco mais à frente do centro, mas também interessante, encontra-se a Capela de Nossa Senhora do Monte (século XIII), sendo um bom miradouro sob a cidade.
Uma das épocas importantes para a visita de Santarém é durante a primeira quinzena de junho, quando realiza-se a Feira Nacional da agricultura, conhecida em todo o país pelas suas corridas de cavalos, as touradas e o seu espírito jovial.

Também vale a pena mencionar o Festival Nacional de Gastronomia, realizado durante 15 dias no mês de outubro, na Casa do Campino.

Ao redor da cidade podes visitar lugares também interessantes como Tomar, com o excecional Convento de Cristo; o Castelo de Almourol, Constância e a Vila Nova da Barquinha, entre muitos outros.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.