Beja, Portugal

Conhece Beja, uma cidade agradável e repleta de encanto sem aglomerações turísticas, no Baixo Alentejo, Portugal.

Beja, Portugal
Beja, Portugal
© Câmara Municipal de Beja

Beja é a capital do Baixo Alentejo, uma cidade tranquila e muito acolhedora. Apesar de ter um bonito centro amuralhado e sedutores lugares interessantes a pouca distância a pé entre eles, não tem muitos turistas. 

Castelo de Beja
Castelo de Beja
© Celestino Manuel
Igreja de Santa Maria, Beja
Igreja de Santa Maria, Beja
© Celestino Manuel

 

As suas pitorescas praças, os bons restaurantes e alojamentos económicos formam um conjunto ideal para uma estada relaxante e uma experiência puramente portuguesa.

Esta cidade está localizada no coração de uma zona turística regional conhecida como Planície Dourada por se encontrar rodeada por um mar de campos de trigo, que a pouco e pouco têm dado lugar a vinhas e a olivais.

Vale a pena visitar esta cidade ao sábado, quando se celebra um mercado tradicional ao redor do castelo.

A melhor forma de descobrir os seus encantos é caminhando pelo seu centro histórico, um agradável passeio por uma cidade, que foi uma próspera colónia romana (Pax Julia), sede de uma diocese visigoda e também uma cidade muçulmana, durante cinco séculos.

Um itinerário interessante para descobrir Beja é começar na Praça Diogo Fernandes, no limite entre o centro histórico e a cidade nova. Por uma estreita rua se sobe aos largos de São João e da Conceição, onde surge o Núcleo Museológico do Sembrano, um lugar arqueológico musealizado com vestígios desde a Idade do Ferro, assim como a Igreja Convento da Conceição, que alberga o Museu Regional. Esta Igreja data de finais do século XV e mostra indícios do estilo manuelino.

Pelo amplo largo dos Duques de Beja chegarás à Igreja de Santa Maria da Feira, reconstruída nos séculos XV e posteriores, e com uma galeria-átrio de estilo gótico tipicamente alentejana. Também vale a pena visitar a Sé ou Catedral de Beja, um elegante edifício que conta com um interessante painel de azulejos do século XVIII.

Terminada a vista à catedral convém seguir até ao Castelo de Beja e subir ao cimo da sua impressionante Torre de Menagem com mais de 40 metros de altura de onde pode desfrutar das melhores vistas sobre a cidade e a imensidão da planície alentejana.

Fora do recinto amuralhado, isolada ao centro de uma praça, está a Igreja de Santo Amaro, que hoje em dia acolhe o núcleo visigótico do Museu Regional, um dos mais importantes da Península Ibérica deste período.

Na rua Dom Manuel I está o Hospital da Misericórdia, um edifício gótico dos séculos XV-XVI. Se atravessares o portal e as varandas ovais, podes visitar a superfície de entrada do pátio e o claustro interior, com um tanque no centro.

A rota termina na Praça da República, com um Pelourinho manuelino ao centro e a grande sala colunar aberta, a Igreja da Misericórdia, um monumento do renascimento único em Portugal.

Outros monumentos interessantes dentro da cidade são o Convento de São Francisco, a Ermida de Santo André, que é um bom exemplo de estilo gótico mudéjar do século XV e a Igreja dos Prazeres, do período barroco (Século XVIII) recentemente restaurada, próximo se encontra o Museu Episcopal.

Os amantes da Arte de Escultura devem visitar obrigatóriamente o Museu Jorge Vieira.

Nos arredores da cidade existem duas rotas temáticas: a das vilas romanas, que inclui as rotas de São Cucufate e Pisões, e a dos frescos, com pontos de visita em Alvito (Assunção), Cuba (Encarnação), Portel (Século Brás) e Vidigueira (Convento de São Cucufate).

Por esse motivo, vale a pena visitar os seus arredores:

A Norte: Cuba (a 18 km), Vidigueira (a 10 km de Cuba), Vila de Frades com um convento sobre a Vila Romana de São Cucufate; Alvito e o seu castelo (a 20 quilómetros de Vidigueira).

Beja destaca-se também por estar situada numa importante região vitivinícola. Aqui poderás degustar os seus excelentes vinhos, produzidos nestas terras em qualquer uma das suas 7 adegas dedicadas ao enoturismo. Os deliciosos doces conventuais também são algo que não podes perder. As suas receitas remontam ao século XVI. Outro aspecto importante, e neste caso mais recente, é o chocolate artesanal de Beja, que combina o chocolate com os sabores típicos da região do Alentejo (Mel, azeite de oliveira, vinho, queijo, poejo e alecrim).

A Sul: Tens ainda as Ruínas de Pisões (a 10 quilómetros a Sudoeste de Beja), Aljustrel (a 34) e Castro Verde (a 42), Serpa (a 30) e Mértola (a 52).

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.