Portimão, Algarve, Portugal

Descobre como é e o que podes ver em Portimão, o principal núcleo comercial do Algarve acidental e a segunda cidade mais povoada desta região de Portugal.

Portimão, Algarve, Portugal
Portimão, Algarve 
© Celestino Manuel

Portimão é a segunda cidade mais povoada do Algarve e um dos núcleos comerciais mais importantes desta região portuguesa.

Praia do Alemão, Portimão
Praia do Alemão
Câmara Municipal de Portimão
Portimão, Portugal
Portimão 
© Celestino Manuel
Convento dos Jesuítas, Portimão
Convento dos Jesuítas
Câmara Municipal de Portimão
Ruas de Portimão
Ruas de Portimão
© Celestino Manuel

Esta localidade chegou a ser o principal centro de pesca do Algarve, mas foi superada pelo porto pesqueiro de Olhão. Portimão desenvolveu-se mais como destino turístico, em grande parte devido ao êxito da sua afamada Praia da Rocha, uma das mais bonitas de Portugal; e ao seu porto desportivo.

O coração da cidade foi-se preenchendo de edifícios modernos; mas as suas redondezas apresentam agradáveis surpresas, no caso de seres um amante da pesca ou da montanha.

No ponto principal da periferias encontra-se a Praça Manuel Teixeira Gomes, onde também encontrarás um cais agradável, um conjunto de cafés com esplanadas tranquilas e bons restaurantes onde poderás degustar deliciosos pratos de peixe.

Historicamente, esta zona foi um importante porto comercial para fenícios, gregos e cartagineses (diz-se que foi visitado por Aníbal Barca). Os romanos conheciam-no como Portos Magnus, e foi motivo de numerosas disputas entre muçulmanos e cristãos.

A visita a esta cidade pode começar pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (entrada gratuita), de estilo gótico, da qual apenas sobreviveu o portal do século XIV após o grande terramoto de 1755.

Na vizinha rua do Comércio surge o Colégio dos Jesuítas com a sua imponente fachada, mandado edificar pelo fidalgo Diogo Gonçalves durante os fins do século XVII.

Desde a Praça Visconde de Vivar, com o porto fluvial de Arade e os seus bonitos jardins, convém seguir o curso do rio até chegar à bela Praia da Rocha, de areia fina e branca, salpicada pelas formações rochosas e falésias de tons avermelhados que caraterizam esta zona do Algarve.

Outro lugar interessante da cidade é o Museu de Portimão, já que conta com interessantes coleções e exposições sobre arqueologia e descobertas submarinas, assim como a recriação de uma fábrica de conservas.

Antigamente, a boca do Arade era defendida pela Fortaleza da Santa Catarina de Ribamar (século XVII-.XVIII), que fechava o estuário com o forte de Ferragudo.

Atualmente na foz do rio encontra-se o moderno porto desportivo, constituindo uma agradável zona com restaurantes, tendas e um centro comercial.

Junto ao passeio da Ribeira do rio encontrarás vários operadores que oferecem interessantes excursões de barco, cruzeiro pela costa e pelo rio, e com visita às espetaculares grutas, com a possibilidade de avistar golfinhos.

Nas redondezas da cidade de Portimão vale a pena visitar a localidade de Alvor (a uns 4 km do centro) para entre outras coisas ver a sua igreja matriz, já que conta com o pórtico manuelino mais bonito do Algarve.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.