Tavira, Portugal

Descobre a encantadora cidade de Tavira, no Algarve, Portugal.

Tavira, Portugal
Tavira 
© Jaime del Río

Tavira localiza-se na parte oriental do Algarve, a cerca de 30 minutos da fronteira com Espanha (Ayamonte) e do Aeroporto internacional de Faro.

Tavira é uma bonita cidade atravessada pelo rio Gilão, que se une os dois lados da cidade por uma bela ponte romântica composta por sete arcos.

Ponte Romano, Tavira
Ponte Romano 
© Celestino Manuel
Ruas de Tavira, Algarve
Ruas de Tavira 
© Celestino Manuel
Rio Gilão
Rio Gilão 
© Celestino Manuel

Esta cidade é um lugar perfeito para passear, já que conta com um encantador Centro histórico composto por um labirinto de becos pavimentados que escondem bonitos jardins e praças arborizadas, igrejas e casas apalaçadas. A cidade também conta com um pequeno porto de pesca e um moderno mercado.

Esta localidade é a base ideal para explorar a parte oriental algarvia, já que conta com uma grande diversidade de excelentes restaurantes, hotéis e outras unidades hoteleiras.

Uma boa ideia para explorar a cidade é entrar pela Porta de Dom Manuel I e começar por visitar a Igreja da Misericórdia, edificada entre 1541 e 1551 e considerada a mais notável expressão renascentista do Algarve, de seguida suba as escadas pelo lado esquerdo da Igreja e encontrará o Palácio da Galeria que acolhe diversas exposições. Nesta área não pode deixar de visitar as muralhas do Castelo onde poderá obter uma estupenda vista sobre o conjunto da localidade. De seguida pode visitar a Igreja de Santa Maria do Castelo, construída entre os séculos XIII e XIV e reconstruida após o terramoto de 1755, descendo o jardim frente a este templo, do lado direito pode visitar o Núcleo Arqueológico do Bairro Almóada, na Pousada do convento de Nossa Senhora da Graça e virando à esquerda a Igreja Mariz de Santiago que remonta à segunda metade do século XIII e que foi reconstruida após o terramoto de 1755.

Depois convém descer pela rua da Liberdade, uma rua muito animada com cafés e ir até à Praça da República, onde tem o Núcleo Museológico Islâmico que documenta a relevância do período medieval islâmico em Tavira através de um conjunto de achados provenientes de várias escavações arqueológicas desenvolvidas nos últimos anos, destacando-se o emblemático Vaso de Tavira. Se seguir junto ao rio poderá dirigir-se até o antigo Mercado Municipal (Mercado da Ribeira), atualmente um espaço de comércio e de restauração e bebidas.

Nesta zona da baixa, poderá ainda visitar a Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo, patrono dos marinheiros, situada na Rua D. Marcelino Franco, frente ao cineteatro António Pinheiro.

Atravessando a ponte também poderá encontrar importantes edifícios religiosos, a Igreja de São Paulo, a Igreja do Carmo, bem como a Ermida de Santa Ana. Também deste lado, encontrará o Centro de Ciência Viva de Tavira.

Para além de um vasto Património cultural, Tavira possui um riquíssimo património natural, no litoral, barrocal e serra.

A variedade de ecossistemas e habitats existentes no concelho compreendem uma grande diversidade de espécies animais e vegetais que constituem uma riqueza ecológica muito significativa e um potencial ambiental com elevado valor.

O litoral do concelho de Tavira está integrado no Parque Natural da Ria Formosa, que constitui uma das áreas mais importantes do país para as aves migratórias, com particular destaque para as limícolas e alguns anatídeos.

O Parque Natural da Ria Formosa caracteriza-se pela presença de um cordão dunar arenoso litoral (praias e dunas) que protege uma zona lagunar. Este sistema lagunar de grandes dimensões – estende-se desde o Ancão (concelho de Loulé) até à Manta Rota (concelho de Vila Real de Santo António) – inclui uma grande variedade de habitats: ilhas-barreira, sapais, bancos de areia e de vasa, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e matas, situação que, desde logo, indicia uma evidente diversidade florística e faunística.

Dos habitats aquáticos existentes na Ria Formosa, as salinas e o sapal assumem uma importante expressão em Tavira, sendo que neles podem observar-se um grande número de espécies representativas das zonas húmidas.

A nível da serra, destaque para a Serra do Caldeirão que é maior cordilheira Algarvia, estendendo-se desde a Ribeira de Odelouca até aos planaltos do Nordeste algarvio. O seu ponto mais alto no concelho de Tavira localiza-se em Alcaria do Cume (535 m). Trata-se de uma paisagem com elevações arredondadas e relevo acidentado com densa rede hidrográfica, constituída na sua maioria por cursos de água temporários ladeados por galerias ripícolas, onde predomina o freixo.

A Serra do Caldeirão é formada maioritariamente por rochas xistosas onde predominam as estevas. As espécies mais notáveis de fauna presente são: a águia-de-bonelli, o veado, o javali, o coelho e a lebre.

As culturas agrícolas predominantes na Serra do Caldeirão são as de sequeiro – amendoeira, alfarrobeira e oliveira. A floresta é dominada: pelo sobreiro, azinheira, pinheiro e eucalipto.

Uma data interessante para ver Tavira, sobretudo se gosta de sardinhas, é durante o 23 e o 24 de junho, já que é quando se decorrem as festas da cidade, estando as ruas estão decoradas com flores de papel e existe muita diversão pela noite dentro.

Durante o verão a animação também é diversificada, com concertos pop. Jazz, música clássica, teatro, feiras temáticas, animação de rua, exposições, entre outras. 

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.