Marvão, Portugal

Descobre o Marvão, um dos povos portugueses que conservam melhor a sua essência árabe.

Marvão, Portugal
Marvão, Portugal
© Vítor Oliveira

O povoado medieval fortificado do Marvão assenta a grande altura sobre um penhasco rodeado por uma paisagem campina na região portuguesa do Alentejo, muito próximo da fronteira com Espanha.

 

Marvão, Alentejo
Marvão, Alentejo
© Celestino Manuel
Castillo de Marvão
Castillo de Marvão
© Celestino Manuel

Marvão foi uma importante fortaleza na defesa de Portugal contra Castela, especialmente durante a Guerra da Restauração (Século XVII). No século XVIII entrou em decadência e deixou de ter exército, o que permitiu a conservação de muitos dos seus edifícios dos séculos XV e XVI.

Na atualidade esta localidade portuguesa carateriza-se pelas suas imponentes muralhas, que se encontram perfeitamente integradas na paisagem, chegando a confundir-se com a crista do penhasco.

Marvão é uma localidade agradável, tranquila e um lugar ideal para desconetar-se da rotina diária, especialmente ao amanhecer e ao por do sol, pois oferece excecionais panorâmicas da planície da Serra de São Mamede.

As suas estradas são estreitas e as casas têm telhados pitorescos. A localidade está repleta de flores coloridas e tem vistas maravilhosas, um magnífico castelo, algumas casas de hóspedes e bons restaurantes.

Marvão é uma vila para visitar com calma. Um bom itinerário é começar nas Portas da Vila em direção à Praça do Pelourinho, onde se encontram os antigos Paços do Concelho, a Prisão, a Torre do Relógio e o Pelourinho (século XVI). Esta rota prolonga-se pela rua do Espírito Santo, onde surge a Casa do Governador (Século XVII), e numa praceta, a capela da mesma advocação e a Fonte do Concelho (Século XVIII) para continuar pela rua do Castelo até chegar ao Castelo do Marvão, cuja entrada é gratuita.

Uma vez visitado o castelo, o itinerário continua pela parte alta da vila, para visitar a Igreja de Santa Maria (séculos XIII-XIV), em cujo interior acolhe o Museu Municipal, com secções de arqueologia, epigrafia, etnografia, armas e arte sacra.

A partir do Largo de Santa Maria se acede ao de Santiago, onde se localiza  o templo gótico de Santiago (Século XV). No extremo oposto ao do castelo, o Largo do Calvário tem saída pela porta de Santiago. A partir daqui pode-se regressar ao ponto de partida.

Extramuros vale a pena visitar o Convento de Nossa Senhora da Estrela, fundado no ano 1448.

A Vila e a sua serra formam parte do Parque Natural da Serra de São Mamede. Aqui tem início uma interessante rota de pedestrianismo de 7,5 quilómetros, que chega até Portagem, passando por Abegoa e Fonte Souto, seguindo uma rota medieval empedrada.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.