Turismo em Estremoz, Portugal

Não deixes de visitar Estremoz, uma das famosas “cidades de mármore” da região do  Alentejo, Portugal.

Estremoz, Portugal
Estremoz
© Celestino Manuel

Estremoz é, juntamente com Borba e Vila Viçosa, uma das famosas cidades de mármore da região do Alentejo. Na zona existe muito mármore de boa qualidade, uma pedra ornamental com muitas aplicações na construção de habitações como sejam pavimentos e escadaria de imóveis.

 

Estremoz, Alentejo
Estremoz, Alentejo
© Celestino Manuel
Convento de São Francisco
Convento de São Francisco
© Celestino Manuel
Estremoz, Évora
Estremoz
© Celestino Manuel

Estremoz é uma cidade simples na qual se encontram várias lojas, que vendem desde ferramentas agrícolas a produtos artesanais e de cerâmica, bem como saborosos manjares nomeadamente no mercado, que se celebra todos os domingos na praça central da cidade.

A cidade está rodeada por uma antiga muralha, que é dominada pela silhueta do seu castelo medieval do século XIII. Aqui, cada importante localidade se alegra com as cores da sua cerâmica, famosa desde o século XVI e as ruas e praças do seu centro medieval estão ornamentadas por laranjeiras. A praça principal é o Rossio Marquês de Pombal, conhecida como “O Rossio”.

Nos arredores do Rossio descobrirás igrejas imponentes, antigos conventos e, a norte, edifícios monásticos convertidos em instalações Militares, como seja o quartel de cavalaria. Próximo do Largo General Graça, encontra-se o Lago do Gadanha, construído em mármore. Algumas das ruas mais bonitas da cidade ficam a sul do Rossio. Alguns dos monumentos desta parte da cidade são o inacabado Convento dos Congregados (século XVII), onde se encontra instalada a Câmara Municipal, com uma interessante escadaria interior de mármore e um Museu de Arte Sacra; a Capela do Santo Cristo, a Igreja do Convento de São Francisco, de estilo gótico; a Praça do Pelourinho e o Convento das Maltezas, fundado pelas freiras da Ordem de Malta.

A parte conhecida como Cidade Alta de Estremoz está rodeada pelas espetaculares e serpenteantes muralhas, e no seu interior alberga um palácio branco. A maneira mais fácil de chegar aqui é caminhar pela estreita Rua da Frandina, desde a Praça Luís de Camões e atravessar as muralhas interiores do castelo pelo Arco da Frandina. Da cidade alta, vale a pena destacar o Museu Municipal de Estremoz, com coleções de cerâmica, artesanato, mármore e cruzes de todo o tipo; o Palácio Real e as Torres das Três Coroas, ocupado hoje pela Pousada de Rainha Santa Isabel e a Capela de Santa Isabel com a IIgreja de Santa Maria (Século XVI).

O maior evento da localidade é a Feira Internacional de Artesanato Agro-Pecuária de Estremoz (FIAPE), que se celebra nos finais do mês de abril. Aqui se encontra uma grande quantidade de cerâmicas, cestas, gado e verduras.

Outro ponto importante é a Cozinha dos Ganhões (Festival de Gastronomia Alentejana), um divertido festival culinário, que se celebra entre finais de novembro e princípios de dezembro.

Nos arredores de Estremoz vale a pena visitar Borba, a menos visitada das cidades de mármore do Alentejo; Vila Viçosa, a melhor das cidades de mármore com o Terreiro do Paço e o Paço Ducal, o Museu do Mármore e o Castelo de Vila Viçosa, onde se encontram instalados o Museu de Arqueologia e o Museu de Caça; e Evoramonte com o seu sumptuoso Castelo do século XVI.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.