Turismo na Nazaré, Portugal

Descobre como é a vila turística da Nazaré e prepara as tuas férias na Região Centro de Portugal.

Nazaré, Portugal
Nazaré © Vitor Estrelinha

Nazaré é uma típica vila portuguesa que goza de uma localização excecional, de frente para uma praia de areia fina, que descreve uma curva ampla e oferece as melhores vistas do penhasco íngreme, localizado a cerca de 100 quilómetros a norte de Lisboa e 230 km a sul do Porto.

Esta vila é considerada por muitos a mais típica do país, e a sua beleza natural apaixona todos que a visitam.

Ruas de Nazaré, Portugal
Ruas de Nazaré © Celestino Manuel
Pesca Artesanal, Nazaré, Portugal
Pesca Artesanal © CM Nazaré

Nazaré possui um clima ameno, e os seus habitantes são bastante simpáticos e hospitaleiros. Esta vila pitoresca tornou-se durante décadas uma verdadeira inspiração para pintores e outros artistas de todo o mundo.

Por encontrar-se dentro de uma região com uma herança histórica e patrimonial, a Nazaré é um lugar ideal para passar umas férias inesquecíveis. A cidade tem cerca de 10.000 habitantes e está dividida em 3 núcleos populacionais: Praia, Sítio e a Pederneira.

A origem desta cidade está relacionada com uma interessante lenda sobre D. Fuas Roupinho, alcaide-maior de Porto de Mós. Reza a história que Fuas Roupinho estava a caçar nas montanhas de Pederneira, no final do ano de 1182, quando apareceu um veado, que fugiu a alta velocidade na direção de um penhasco. Assim, persegui-o a cavalo sem hesitação em direção ao penhasco, apercebendo-se que não tinha tempo para parar a manobra, apenas teve tempo para pedir o auxílio à Virgem.

Milagrosamente, o seu cavalo acabou por parar junto ao fim do abismo e, tanto Fuas Roupinho como o seu cavalo, escaparam-se ilesos. Então Fuas, de forma a agradecer a assistência divina, prometeu levantar uma capela à Virgem nesse mesmo penhasco, e assim deu origem à aldeia de Nazaré.

Visitar Nazaré é conhecer a sua história, o seu povo, os seus costumes e tradições, assim como descobrir a sua gastronomia, os seus monumentos, as suas praias e muito, muito mais.

Praia:

Vila baixa, de planta geométrica, com um grande areal de areia fina (Praia de Banhos). Aqui vais encontrar muitos hotéis, lojas de souvenirs e alguns bons restaurantes de peixe.

Aqui descobrirás o bairro dos Pescadores, repleto de ruas perpendiculares ao mar, com casas caiadas de branco, que são testemunhas, todas as sextas-feiras, de um mercado bastante animado.
A Praia também destaca-se pelo seu porto, localizado no sul da praia, que serve como refúgio aos navios de pesca. Grande parte da captura efetuada é vendida diretamente no mercado local.

É curioso saber que a área da Praia é de origem relativamente recente. O mar ocupou quase toda a área atual da vila até ao século XVII, mas as rápidas mudanças geológicas que ocorreram neste século levaram o retrocesso do mar.

Sítio:

O Sítio está localizado no cimo do promontório da Nazaré. Este é um lugar de peregrinação religiosa desde o século XII, associado à lenda de Nossa Senhora da Nazaré e ao culto Mariano.

O acesso pode ser de carro ou a pé através de uma escadaria, mas o funicular é muito prático e atrativo, uma vez que proporciona vistas estonteantes sobre o oceano e a baixa da vila.

O Miradouro do Suberco, a 110 metros acima do nível do mar, oferece um dos mais belos panoramas marítimos do país.

Deste local não deves perder a visita à Capela da Memória, ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, ao Miradouro do Suberco, ao Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso e ao Forte de São Miguel Arcanjo com o seu famoso farol. Bem como, a Praia do Norte, rodeada por florestas de pinheiros e dunas, é um lugar ideal para praticar desportos, tais como o surf, devido às enormes ondas da região, ou as atividades de pesca.

Pederneira:

Pederneira encontra-se no cimo de um penhasco no nordeste da Praia. Este bairro é o berço da cidade. Merece a pena visitar a Igreja da Misericórdia, contemplar os antigos Paços do Concelho e o simbólico Pelourinho. É o local ideal também para relaxares com a oferta de vistas panorâmicas fantásticas sobre toda a região. Além disso, o Monte de San Brás e as dunas da Aguieira fornecem um agradável contraste natural.


Um pouco mais na periferia da Nazaré encontra-se Famalicão, com a Praia do Salgado e a desconhecida Lagoa Natural de Valado dos Frades.

Gastronomia:

A gastronomia nazarena é caracterizada pelos seus pratos de peixe e marisco de diversas espécies e formas de preparação, destacando-se a Caldeirada (vários tipos de peixe cozido), o peixe fresco grelhado a típica Massa de peixe (sopa de peixe com macarrão). Também o arroz de marisco e a açorda de marisco (sopa de alho com vários tipos de marisco), o arroz de tamboril e as cataplanas de peixe e/ou de marisco são pratos típicos muito saborosos e apreciados.

Quanto aos doces, salientam-se os Támares, as sardinhas doces e os nazarenos.
A Nazaré é um lugar perfeito para visitar durante o verão, mas também é interessante visitá-la durante o dia 8 de setembro, data em que se celebram as Festas da Nossa Senhora da Nazaré, onde milhares de peregrinos festejam o milagre que salvou a vida de Fuas Roupinho, em 1182. Além das celebrações religiosas e manifestações de fé, tem lugar o evento "Nazaré em festa", que possui um extenso programa cultural, diversão, shows, gastronomia e artesanato que dura 10 dias.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Porto
Lisboa
Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.