Monsanto, Portugal

Descubra Monsanto, uma das localidades com paisagens mais contemplativas de  Portugal.

Monsanto, Portugal
Monsanto, Portugal
© Vítor Oliveira

Monsanto é uma localidade pequena e contemplativa do distrito de Castelo Branco, Portugal. Esta aldeia promove-se pelas planíces ao seu arredor oferecendo um cenário prefeito para passear pelas suas ruas empedradas íngremes, rodeadas por casa de pedra que estão em sintonia com a paisagem rochosa que as rodeia.

 

Ruas de Monsanto
Ruas de Monsanto
© Vítor Oliveira

aldeia de Monsanto tem sido muito protegida contra a modernização, tendo, em 1938, ganho um concurso nacional por ser a aldeira “mais portuguesa” do país. Algumas das suas casa são surpreendentemente ricas, contando com entradas manuelinas e escudos de pedra.

Trata-se um aldeamento um pouco distanciado, cuja atractividade reside no próprio isolamento. O qual é aprecidado através dos vários caminhos de pastagem que sobem o aldeamento até ao Castelo de Monsanto (século XIII). Abandonado no cimo da montanha, os seus muros permitem vistas impresionantes em todas as direcções.

Debaixo do castelo pode ver-se o que restou da Capela de São Miguel, que contém vários sarcófagos inquietantes escavados em rocha sólida.

A meio do caminho entre o castelo e o aldeamento, há uma gruta que passou a ser utilizada como aldeia. Nos seus arredores há outras cavernas que estão a ser utilizadas como estábulos para ovelhas e cavalos pelos pastores.

A pequena povoação de Monsanto está composto por uma combinação de diferentes ruas estreitas e pequenas, pelas quais dá gosto passear sem rumo fixo. Na oficina de turismo dão mapas para ajudar a identificar as rotas, os pontos de interesse e a informação histórica sobre o lugar.

Monsanto é cruzado por vários percursos excursionistas de trajectos longos, entre eles o GR-12 que vai de Lisboa a Constancia (Bulgária) e o GR-22, que conta com 540 km, que vai passando por aldeias históricas diferentes de Portugal.

Sugerimos esta rota de excursão pela sua beleza, facilidade e curta distância (de, aproximadamente, uma hora), é descer pela rota GR-12 que percorre o caminho de pedra até à Capela de São Pedro de Vir-a-Corça (ou Vira-Corça), uma capela medieval rodeada por rochas gigantescas. Esta rota pode seguir-se até Idanha-a-Velha, percorrendo una 7 km.

Esta aldeia celebra anualmente a cada 3 de Maio a Festa das Cruzes para comemorar um cerco medieval. Segundo conta a lenda, as povoações, esfomeadas, “catapultaram” o único carneiro que lhes restava para enganar os seus inimigos e aparentar que ainda tinham muito alimento. Os seus atacantes foram de facto enganados e abandoraram o local. Actualmente as jovens laçam cestos de flores e a festa baseia-se em bailes e música junto aos muros do castelo..

Nos arredores desta localidade, na fronteira com Extremadura, (Espanha) encontram-se as famosas Termas de Monfotinho.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.