Idanha-a-Velha, Portugal

Visite a aldeia histórica de Idanha-a-Velha, em Castelo Branco, Portugal.

Idanha-a-Velha, Portugal
Idanha-a-Velha
© Vítor Oliveira

Idanha-a-Velha é uma aldeia histórica, localizada num vale remoto de Castelo Branco, cheio de terras para pastar e oliveiras. Esta aldeia foi uma cidade fundada pelos romanos com o nome de Igaeditanorum, que prosperou ao ponto de alcançar o “título” de sede episcopal.

 

Ruas Idanha a Velha
Ruas Idanha a Velha
© Vítor Oliveira

O seu recinto medieval amuralhado é datado dos séculos III-IV, e mostra um aparelho gigantesco onde s pedras se sobrepõem de maneira a abrir e fechar as portas. As muralhas romanas continuam a definir esta povoação, que alcançou o seu máximo esplendor com os visigodos, quando era conhecida como Egitania, que construíram uma catedral e converteram Idanha na capital da região.

Com a conquista dos mouros, a catedral foi convertida numa mesquita. No século XII estes acabaram por ser expulsos pelos templários, que construíram uma pequena, mas imponente, Torre de Homenagem que assenta sobre o pedestal de um templo romano, que actualmente se encontra muito bem conservado.

No centro da povoação encontra-se a igreja matriz (Antiga Misericórdia do século XVI) e o pelourinho de estilo manuelina.

A Sul encontra-se a ex-catedral visigótica, que, apesar de ter recebido inúmeras reconstruções, ainda conserva a estrutura de três andares divididas por arcadas em foram de ferradura. Ao seu lado encontra-se o recinto arqueológico com as ruínas de um baptistério, onde se realizavam os baptismos, e a possível residência episcopal. Também vale a pena visitar o Museu Epigráfico, onde se juntavam mais de duzentas lápides com inscrições latinas precedentes da zona; o Lagar de Varas, com os seus sabores surpreendentes de azeite de oliveira tradicional; e o Castelo de Idanha-a-Velha, também conhecido como Torre dos Templários.

A 5 minutos da localidade, pode-se visitar a Ponte de Alcántara, uma ponte romana de três arcos que unia Emerita e Astvrica.

Acredita-se que durante o século XV uma praga exterminou quase toda a população e os poucos sobreviventes fundaram na Idanha-a-Nova a somente 20 km a sudoeste.

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.