Montemor-o-Novo, Portugal

Descobre a cidade de Montemor-o-Novo na tua passagem pelo Alentejo, Portugal.

Montemor-o-Novo, Portugal
Montemor-o-Novo
© Celestino Manuel

Montemor-o-Novo é um município e cidade que se encontra localizado na região do Alentejo, a uns 30 quilómetros a Oeste da cidade de Évora, em Portugal.

Se trata de uma importante povoação que foi reconquistada em 1160 aos mouros e repovoada por D. Sancho I em 1201. Foi sede de Cortes, convocadas por D.João II durante 1477 e por D. Manuel I em 1495. Pouco depois o marquês de Montemor-o-Novo, filho dos duques de Bragança, teve de fugir para Espanha quando se descobriu que conspirava contra a vida de D. João II.

 

Torre do Abade
Torre do Abade
© Celestino Manuel
Castelo, Montemor-o-Novo, Alentejo
Castelo, Montemor-o-Novo
© Celestino Manuel

Durante os séculos XV e XVI foi residência de vários reis e chegou a contar com quatro paróquias e até oito conventos, o que dá prova de sua importância.

No alto da localidade aparece o imponente Castelo de Montemor-o-Novo, a que se acede através da Porta da Vila. Da elegante Torre do Relógio se obtêm bonitas vvistas sobre as ruinas do que foram os Paços dos Alcaides, antiga residência de vários reis, e da parte velha da cidade.

Dentro do amplo recinto da fortaleza surge o Convento da Saudação (séculos XVI-XIX), com portal revestido de azulejos barrocos, e a Igreja de Santiago. Perto dela ergue-se a Torre de Menagem e a Porta do Sol.

Na descida do castelo para a cidade encontra-se o antigo Convento de São Domingos, que acolhe um museu de arqueologia e etnologia.

Outros templos interessantes dentro da cidade são a Igreja da Misericórdia, com um portal manuelino e uma imagem de Nossa Senhora da Piedade (Pietá) em mármore policromado do século XV; a Igreja do Calvário, cuja sacristia de 1716 se encontra totalmente revestida de azulejos; e o Santuário de Nossa Senhora da Visitação.

Nos arredores da cidade merece a pena visitar as Grutas do Escoural, que se localizam a cerca de 12 quilómetros a Sul de Montemor e a Barragem dos Minutos (represa), situada a uns 16 quilómetros a Oeste, seguindo pela estrada nacional em direcção à Vila de Arraiolos.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.