Moura, Alentejo, Portugal

Visita a cidade de Moura e descobre o seu passado árabe durante a tua passagem pelo Alentejo, Portugal.

Moura, Portugal
Moura
© Celestino Manuel

Moura é uma agradável cidade fortificada, apinhada em torno das ruínas de um castelo do século XIII, que tem edifícios elegantes e um barrio mouro bem conservado. É conhecida como uma localidade termal devido à sua proximidade de fontes de água com grande riqueza em minerais.

 

Moura, Alentejo
Moura, Alentejo
© Celestino Manuel
Castelo de Moura
Castelo de Moura
© Celestino Manuel

Os quinhentos anos de ocupação muçulmana chegaram ao fim em 1232, após uma invasão cristã. Apesar da reconquista, a presença dos mouros na cidade continuou a ser importante. Só abandonaram o seu barrio em 1496, quando D. Manuel I promulgou um edital que os obrigava a converter-se ao cristianismo ou partiam.

É interessante saber que o nome da povoação de Moura provem de uma lenda relacionada com a conquista do século XIII. A Moura Salúquiea abriu as portas da cidade a alguns cristãos disfarçados de muçulmanos; estes saquearam-na e a Moura se lançaram a partir de uma alta torre.

Uma boa ideia para percorrer esta cidade é começar por visitar o seu castelo, mandado construir por D. Dinis sobre uma fortificação muçulmana, com a sua espetacular Torre de Menagem, que também alberga o Convento da Assunção e o Convento do Carmo.

Maior interesse tem a Igreja de São João Baptista, com uma portada manuelina e uma espetacular torre construída por João de Morais no século XVII.

Nas estradas do bairro muçulmano, também conhecido como Mouraria, abundam as casas de um piso com enormes chaminés. Para descobrir a historia do município e o seu passado muçulmano é recomendável visitar o Núcleo Árabe do Museu Municipal, situado neste mesmo bairro.

Fora do barrio mouro, é prazeroso passear pelas ruas pedonais, repletas de palácios e casarões do século XIX, na sua maioria propriedade de proprietários de terras.

Também merece uma visita o Museu do Azeite, instalado no antigo Lagar de Varas do Fojo.

A apenas 15 quilómetros de Moura está a Barragem do Alqueva.

Nos arredores da cidade vale a pena visitar a localidade de Santo Aleixo da Restauração (a 28 quilómetros a Este de Moura), cuja Igreja matriz, reconstruída em 1734, é Monumento Nacional; e o município de Barrancos, com um interessante Parque de Natureza e o Castelo de Noudar.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.