Serpa, Portugal

Visita Serpa, uma das vilas de casas brancas mais características da região do Alentejo, Portugal.

Serpa, Portugal
Serpa
© Vítor Oliveira

Serpa é um município característico de vilas brancas da região do Alentejo, Portugal. Esta cidade, rodeada por colinas e vinhedos, tem um gentil centro histórico, cercado por uma muralha, e uma produção de queijos e de queijadas (pastéis de queijo), famosa em todo o Portugal.

Aqueduto de Serpa
Aqueduto de Serpa
© Vítor Oliveira
 
Praça, Serpa
Praça
© Vítor Oliveira

A Sheberina muçulmana foi definitivamente reconquistada em 1230 e fez parte do reinado castelhano por doação da Ordem de S. Juan do Hospital, mas D. Dinis a recuperou para Portugal, reparou o seu castelo e rodeou-a de muralhas. 

Na atualidade as suas estradas são estreitas e estão pavimentadas. No coração do centro medieval existe uma bonita praça.

O Castelo de Serpa foi muito castigado durante as guerras de 1707-1708, tanto que apenas sobra a Torre de menagem. Muito próximo está a Igreja de Santa Maria, de estilo gótico e com bons azulejos do século XVII; e a Torre do relógio.

A muralha do século XIII abarca um espaço quase quadrado, ao qual poderás aceder pelas antigas portas de Moura e de Beja, esta última defendida por dois grandes torreões com ameias. Sobre ela desemboca um monumental aqueduto, com arcada italiana do século XVI, ao fim do qual aparece uma velha nora, que pertence ao Palácio dos Condes de Ficalho (século XVII).

O coração da vila de Serpa está situado na Praça da República, presidido pela Câmara Municipal. A Igreja da Misericórdia (século XVIII) contém painéis de azulejos que ilustram obras de caridade. Outro largo interessante é o de São Paulo, com uma casa gótica do século XVI.

Serpa tem dois museus: o Museu Etnográfico de Serpa, que disponibiliza um passeio através dos ofícios tradicionais; e o Museu do Relógio, que tem uma colecção privada de relógios de diferentes épocas e está no Convento do Mosteirinho.

O Convento de Santo António é outro edifício religioso digno de uma visita. É um convento franciscano do século XVI com um bonito claustro e um templo anexo com um pórtico manuelino e azulejos do século XVII.

A apenas 1 quilómetro de Serpa, no alto do monte de São Gêns, também vale a pena visitar a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, patrona local.

Algumas das festas e celebrações mais importantes que ocorrem em Serpa são as Festas de Senhora de Guadalupe, que têm lugar entre março e abril, onde se comemora a sua patrona com uma procissão; e as Noites na Nora, um afamado festival em que se programam espetáculos de música e de teatro no terraço escondido atrás do aqueduto.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.