Sagres, Algarve

Descobre como é e o que ver em Sagres e contempla uma das paisagens mais impressionantes do Algarve.

Sagres, Algarve
Sagres, Algarve 
© Câmara Municipal de Vila do Bispo

Sagres é uma vila encantadora que tem uma das paisagens mais deslumbrantes do Algarve. Tem penhascos íngremes, uma interessante fortaleza fustigada pelo vento e excelentes praias.

O nome “Sagres” tem origem em “Promontorium Sacrum”, designação dada por autores gregos e romanos a partir do Siglo IV a. C.

Praia do Castelejo, Vila do Bispo, Algarve
Praia do Castelejo 
© Câmara Municipal de Vila do Bispo
Cabo de São Vicente
Cabo de São Vicente 
© Celestino Manuel
Porto da Baleeira, Sagres
Porto da Baleeira 
© Câmara Municipal de Vila do Bispo
Fortaleza de Beliche
Fortaleza de Beliche 
© Câmara Municipal de Vila do Bispo

O seu apelo passa, principalmente, pelo sentido de isolamento e tranquilidade, que contrasta com o Algarve que é bastante frenético, e a sua proximidade com praias exóticas como a Praia do Castelejo.

Em Sagres, as temperaturas são um pouco mais suaves do que no resto do Algarve, e os verões são frescos graças aos ventos do Atlântico.

Esta cidade tem uma atmosfera descontraída e fácil com cafés e bares. Além da vila, conta ainda com a Fortaleza de Sagres, a Igreja de Nossa Senhora da Graça (século XVI) e o museu dedicado aos Descobrimentos, as falésias do Cabo de São Vicente (o ponto mais sudoeste de toda a Europa Continental) também merecem uma visita, sendo que no seu farol, se encontra uma exposição sobre os faróis de Portugal (quartas-feiras das 14h00 às 16h00).

A um quilómetro a leste da praça se encontra o porto da Baleeira, que ainda se dedica à construção de barcos e à pesca de lagosta, e o porto desportivo.

A cerca de 4 km de Sagres, a caminho para o Cabo de São Vicente, encontramos os restos da Fortaleza de Beliche, construída no século XVI, sobre um penhasco, no interior da qual há uma capela, onde foi erguida a Igreja de Santa Catarina, agora em ruínas. Em outros tempos foi um hotel, mas hoje está a desmoronar e o acesso é proibido.

Em toda esta área costeira encontrarás imensas escolas de surf e mergulho, bem como empresas que realizam passeios de barco e aluguer de equipamentos para surf, bodyboard, mergulho e outras atividades interessantes. Com uma costa sul (mediterrânica) e uma costa oeste (atlântica), a quantidade e diversidade das praias proporcionam ótimas condições para a prática de desportos náuticos.

É de notar que a pacata cidade de Sagres está cheia de atividade durante o Surf Festival, realizada ao longo de um fim de semana em meados de agosto e apresenta performances musicais e a presença de muitos amantes e fãs de surf.

Esta cidade foi transformada em uma nova cidade fortificada por D. Henrique, o Navegador, que também construiu aqui uma “escola” de navegação semi-monástica especializada em cartografia, astronomia e construção de navios, que foi um dos principais impulsionadores da Era dos Descobrimentos Portugueses.

Reza a história, que em 1587 o corsário Inglês Sir Francis Drake invadiu e destruiu as fortificações que rodeavam Sagres durante um ataque às linhas de suprimento da Armada Espanhola. A Ponta de Sagres foi fortificada novamente após o terramoto de 1755, que deixou poucas construções.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.