Ponte de Lima, Portugal

Visita a bonita localidade de Ponte de Lima e comtempla a sua ponte medieval, comsiderado como o mais belo de todo Portugal.

Ponte de Lima, Portugal
Ponte de Lima, Portugal 
© Turismo de Porto e Norte

Ponte de Lima é uma bonita localidade, digna de um postal, situado junto ao rio Lima, que se encomtra rodeado por um vale em que abundam as quintas e os palácios, muitos dos quais são dedicados ao turismo de habitação.

A rainha Dona Teresa comcedeu a carta foral a esta povoação em1125 e D. Pedro I protegeu-a com muralhas, das quais perduram alguns troços, torres e portas de arcos ovais.

Rio Lima, Ponte de Lima
Rio Lima 
© Turismo de Porto e Norte
Ponte Medieval, Ponte de Lima
Ponte Medieval 
© Turismo de Porto e Norte
Rua de Comercio, Ponte de Lima
Rua de Comercio 
© Celestino Manuel

Ponte da Lima ressuscita aos fins de semana graças à chegada de turistas nacionais e, e à segunda, alternado com o gigantesco mercado que se celebra junto ao rio.

O seu monumento principal é a sua ponte de 380 metros de cumprimento, comsiderada a ponte medieval mais belo de Portugal. Atualmente comserva um pequeno troço com cinco arcos romanos, sendo o resto da ponte do século XIV, já que teve de ser ampliado em certa altura, devido a uma alteração no trajeto do rio.

Em frente surge o Largo de Camões com um bonito chafariz de 1603, obra de João Lopes o Moço.

No seu centro medieval, com estradas empedradas encomtrarás numerosas casas brasonadas e vivendas populares revestidas de azulejos. A Alcaidaria, é um antigo Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima (século XV), comserva as janelas manuelinas. Destacam-se a Casa de Nossa Senhora da Aurora (século XVIII) e as casas diocesanas Dois Calistos e Dois da Garrida, esta última de estilo rocaille.

Quanto ao património religioso, vale a pena visitar a Igreja Paroquial, originária do século XV e com um pórtico oval; a Igreja da Misericórdia, dos séculos XVI e XVIII; a Igreja de Santo António dos Frades, cuja sacristia apresenta painéis de azulejos que datam dos séculos XVI a XVIII; a a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, obra do século XVIII.

Do outro lado da ponte estão a Igreja de Santo António da Torre Velha, de estilo tardo barroco e a Capela do Anjo da Guarda (século XIII), de estilo gótico.

Quanto a festas e celebrações, vale a pena assinalar as festas das Vacas da Cordas e o Corpo de Cristo, uma celebração em que tem lugar uma espécie de enterro de touros e procissões religiosas que têm lugar durante a nona quarta depois da Páscoa.

Outras datas importantes são as Feiras do Cavalo (terceira semana de junho), importante feira equestre; e as Feiras Novasum dos festejos mais antigos de Portugal (que se celebra desde o ano 1125). Têm lugar durante três dias da terceira semana de setembro, com um gigantesco mercado e um recinto feiral junto ao rio, com bailes populares, fogos artificiais, comcertos, etc.

Nos arredores de Ponte de Lima, vale a pena visitar Ponte da Barca, uma bonita povoação de origem medieval que se está situada a 17 quilómetros a Este.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.