Parque Nacional da Peneda-Gerês, Portugal

Desfruta do contato com a  natureza no seu estado mais puro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, situado no Norte de Portugal.

Parque Nacional da Peneda-Gerês, Portugal
Parque Nacional da Peneda-Gerês 
© Celestino Manuel

O Parque Nacional da Peneda-Gêres, é o único parque nacional de Portugal, conta com 703 km2 e extende-se pelo extremo Norte do país. Esta área envolve grande parte dos distritos de Viana do Castelo, de Braga e de Vila Real, e ocupa mais de 100 kilómetros na fronteira Sudoeste da província de Ourense, Espanha. Está situado entre quatro impressionantes maciços de granito, oferecendo picos pontilhados de rochas a partir dos quais é possível contemplar a natureza no seu estado mais puro, como vales profundos e pinheiros verdejantes e frondosos sobreiros.

Sistelo, Serra da Peneda
Sistelo, Serra da Peneda 
© Paulo Pereira
Serra do Gerês, Parque Nacional de Peneda-Gerês
Serra do Gerês 
© Celestino Manuel
Canoagem no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Canoagem
© CCDRC

Serra da Peneda e a Serra do Gerês são o lar de mais de uma centena de aldeias remotas de pedra, que têm resistido ao long do tempo, mantendo-se praticamente intactas desde que o país foi fundado, no século XII, e hoje são o verdadeiro tesouro de este parque.

Este lugar privilegiado, permite preservar um conjunto único de ecossistemas, sítios arqueológicos significativos (dolméns da Idade da Pedra, antas, menires) e um estilo de vida em perigo de extinção para os seus habitantes humanos. Os seus numerosos habitantes vivem repartidos por aldeias e povoados em que se mantêm as tradiciones e uma economia agro-pastoral em perfeita harmonia com o meio ambiente.

As poucas estradas que cruzam fluir em magníficas paisagens naturais, no entanto, para descobrir seus maiores trunfos é aconselhável ir a pé.

Serra do Gerês tem terreno mais abrupto e virgem, que recebe a maior parte do turismo graças à suas excelentes condições para a prática do excursionismo e de desportos como a canoagem e o rafting.

Quanto à fauna e à flora, nas zonas zonas mais remotas é fácil encontrar lobos ibéricos, javalis, texugos e lontras, e se tiveres sorte, você também pode ver alguns veados (símbolo do parque) e póneis selvagens. Os amantes das aven disfrutarão contemplando milanos papagaios vermelhos, urubus, gaviões, águias e vários tipos de coruja.

Os animais domésticos também despertam grande interesse dentro do parque, porque é muito comum encontrar raças primitivas de bovinos com chifres longos, tais como a barrosã, de cor castanha, e a cachena; cabras, ovelhas ou o cão pastor Castro Laboreiro.

Nos vales protegidos existem inúmeros exemplares de carvalhos brancos, carvalho preto, medronheiros, loureiros e sobreiros; enquanto nas terras altas é mais comum encontrar vidoeiros, podocarpos, pinheiros silvestres, zimbros e arenarias Interessa mencionar o lírio do Gerês, uma espécie endémica que cresce numa pequena área da Serra do Gerês.

Este lugar oferece numerosas atividades de aventura. Por todo o parque abundam os trilhos de excursionismo, bem sinalizados, com distâncias entre 1 a 17 quilómetros. Em adição, também é possível alugar una bicicleta de montanha. Na aldeia de Rio Caldo é possível praticar desportos aquáticos; e na Vila do Gerês existem termas, que são ideais para recuperar forças.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.