Monção, Portugal

Visita a bonita localidade de Monção e não deixes de experimentar o vinho verde Alvarinho durante a tua passagem pela região do Minho, Portugal.

Monção, Portugal
Monção 
© Câmara Municipal de Monção

Monção, tal como a sua vizinha Valença do Minho, foi uma importante fortificação portuguesa na fronteira com Espanha.

Fortaleza de Monção
Fortaleza de Monção 
© Câmara Municipal de Monção
Capela da Misericórdia, Monção
Capela da Misericórdia 
© Câmara Municipal de Monção

Esta pequena localidade, que não tem tantos turistas, tem um atrativo centro histórico, onde se erguem os vestígios dos seus fortes do século XIV, que vigiavam o rio a partir de cima; sem dúvida, o grande ícone deste local é o seu extraordinário Vinho verde Alvarinho e o seu moderno centro termal conhecido como Termas de Monção.

Na Praça Deu-la-Deu existe uma bonita fonte, coroada por uma estátua homónima, com a mão no peito, olhando com desejo para os cafés das imediações; enquanto que no extremo norte aparece o baluarte Senhora da Vista, que oferece vistas até Espanha.

Próximo existe a Capela da Misericórdia, com um teto decorado com querubins pintados.

A Este encomtra-se o centro histórico pavimentado. Se caminhares pela Rua da Glória, passados dois quarteirões, chegarás à pequena e bonita Igreja Matriz de Monção, de origem românica, onde está enterrada Deu-la-Deu, uma habitante de Monção que, ante um cerco de soldados castelhanos,no ano 1368, comseguiu, entre os famintos habitantes locais, a farinha suficiente para fabricar uns quantos pães, e arremessá-los aos inimigos dando sensação de abundância com a mensagem “Se queréis mais, avisa”. Ante o qual os espanhóis desanimaram e se retiraram.

Algumas das datas mais interessantes desta localidade são a Feira do Alvarinho, celebrada durante cinco dias nos finais de maio com música, danças populares e abundante comida e bebida; a Festa do Corpo de Deus, comhecida como a Festa da Coca, é a maior festa de Monção, que tem lugar durante a nona quinta depois da Páscoa; e a Festa da Nossa Senhora das Dores, uma grande festividade que se celebra durante cinco dias durante a terceira semana de agosto, em que existe uma procissão.

Se estás de passagem por esta cidade, vale a pena desviares-te 5 quilómetros para o Sul, para visitares o Palácio da Brejoeira, um dos palácios mais espetaculares da região.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.