Ilha Terceira, Açores

Divirta-se a conhecer a ilha Terceira, uma das mais animadas ilhas do arquipélago dos Açores, Portugal

Ilha Terceira
Ilha Terceira
© Turismo Açores

A Ilha da Terceira, com 400,3 quilómetros quadrados, é uma das ilhas mais alegres e festivas no arquipélago das Açores. O seu nome deve-se ao facto de ter sido a terceira ilha a ser descoberta (anteriormente conhecida como a Ilha de Jesus Cristo).

 

Angra do Heroísmo, Ilha Terceira
Angra do Heroísmo, Ilha Terceira
© Turismo Açores
Ilha Terceira, Portugal
Ilha Terceira, Portugal
© Turismo Açores
Silveira, Ilha Terceira
Silveira, Ilha Terceira
© Veraçor

Esta ilha tem as fachadas mais atraentes e pitorescos, com 69 capelas, e comemora-os com frequência. De Maio a Outubro celebra-se as "Touradas à corda" muito frequentemente em várias aldeias; os seus habitantes (cerca de 56.000) dão vida ao passear pelas ruas movimentadas da Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, ambos os locais repletos de esplanadas e passeios pedestres.

Angra do Heroísmo, a capital da ilha, depois de ter sido severamente devastada durante o terremoto de 1980 foi restaurada com todo o cuidado e dedicação. Uma excelente prova de tal é que apenas em quatro anos após o assolador terremoto foi declarada Património da Humanidade.

Outro local para visitar na Terceira é a caverna Algar do Carvão, escondida dentro de um dos maiores e mais antigos vulcões da ilha. Faça uma visita complementar ao anel costeiro, em que as principais atracções são: São Mateus, o Museu do Vinho, Piscinas Naturais (especialmente osBiscoitos), Baía e Praias das Quatro Ribeiras.

Para explorar a ilha é necessário no mínimo três dias: um para uma viagem ao longo da costa, outro para se dedicar inteiramente à sua capital, e um terceiro para o seu interior.

Uma óptima dica é que realize um roteiro a partir de Angra em direcção a Oeste pela zona balnear da Silveira, onde encontrará alguns dos melhores hotéis da ilha. Ligeiramente adiante passará por São Pedro, uma área residencial com algumas quintas de estilo barroco (século XIX) no seu limiar. Recomenda-se que siga pela Quinta do Martelo, onde encontrará as melhores amostras de folclore e culinária terceirense.

A cerca de 5 quilómetros de Angra encontra-se o porto de pesca de São Mateus da Calheta, e do lado oposto da Ponta de São Mateus localiza-se Porto Negrito, evocando a história da indústria baleeira e da defesa militar dos Açores.

Em seguida, recomenda-se que visite as freguesias de Santa Bárbara e das Doze Ribeiras, ambas foram gravemente afectadas com o terremoto de 1980; também merece a pena visitar Serreta, que teve mais sorte e não foi tão afectada; albergando uma igreja pitoresca com uma fachada impressionante e a Calderia de Santa Bárbara, com 1.021 metros.

Posteriormente, ao visitar a costa sul da ilha poderá seguir por Biscoitos, uma bela cidade que abriga o Museu do Vinho (a cooperativa de vinhos), uma belíssima paisagem de vinhas, e ainda uma das piscinas naturais mais apelativas do arquipélago.

Após a Baía de Quarto Ribeiras pela EN 1-1 ª chegará a Lajes, onde se localizam os aeroportos militares da OTAN e civis; ainda a Praia da Vitória, uma cidade com belos paredões que se estendem entre o porto comercial e Ponta da Má Merenda.

Na Praia da Vitória é aconselhado que saia da estrada principal, para continuar ao longo do litoral, nesta zona da ilha é cheio de pequenas baías povoadas de casinhas e chalés, especialmente em Porto Martins.

Depois de visitar esta zona do litoral, propõe-se que retorne à EN1 -1ª para conhecer São Sebastião e a sua magnífica igreja. Depois terá que seguir ao longo da costa e descer até ao Porto Judeu, surpreendente com os sublimes Ilhéus das Cabras.

Após atravessar Feteiras, estará novamente em Angra do Heroísmo, onde é aconselhável dedicar um dia inteiro para desfrutar com tranquilidade do seu legado histórico.

No terceiro dia, poderá dedicar-se a conhecer melhor o interior da ilha, e ainda visitar a grande caverna do Algar do Carvão, um monumento natural admirável onde poderá receber uma explicação sobre vulcanismo e geologia; e próximas do local encontram-se duas Furnas do Enxofre, que são vários géiseres.

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.