Ilha Graciosa, Açores

Descubra como é a Ilha Graciosa, uma das ilhas mais tranquilas e rurais dos Açores, Portugal.

Ilha Graciosa, Açores
IIlha Graciosa, Açores
© Floreesha

Ilha Graciosa é uma das ilhas mais serenas e rurais dos Açores, Portugal. É uma ilha raramente visitada por turistas, e nos seus 60,7 quilómetros habitam relativamente menos de 5.000 habitantes, distribuídos por quatro freguesias.

 

Santa Cruz da Graciosa, Açores
Santa Cruz da Graciosa
© Maurício de Abreu DRT
Piscinas Naturais do Carapacho, Ilha Graciosa
Piscinas Naturais do Carapacho
© Turismo Açores
Furna do Enxofre, Açores
Furna do Enxofre, Açores
© Turismo Açores
Ilhéu da Baleeia, Ilha Graciosa
Ilhéu da Baleeia, Ilha Graciosa
© Maurício de Abreu DRT

A capital da ilha é Santa Cruz da Graciosa, uma povoação histórica muito bem conservada, onde vale a pena visitar o seu museu etnográfico (Museu da Graciosa), sobre o qual se assenta um antigo vulcão coberto de vegetação.

No cume deste encontra-se um complexo de três capelas presidido pela Nossa Senhora da Ajuda; enquanto a cratera foi aproveitada para albergar uma praça de touros.

A ilha dispõe de várias áreas protegidas localizadas na costa. As principais são: Ilhéu da Praia, Ponta Branca, Ponta Restinga e Ilhéu de Baixo.

Mas a principal atracção da Ilha Graciosa permanece oculta nos seus âmagos: a Furna do Enxofre, uma caverna vulcânica cujo acesso é a partir do interior de uma insólita torre de pedra.

Para chegar a esta ilha, a Air Açores realiza diversos voos diários, geralmente com partida da Ilha Terceira. Estes voos duram cerca de 20 minutos, porém geralmente são caros. A melhor opção é ir de transporte marítimo. Existem embarcações de passageiros que vão da Ilha Terceira para a Ilha Graciosa, viagem de aproximadamente 3 horas.

Na sua visita à ilha, não deverá perder locais como a Furna do Enxofre, a Calderinha, o Pico Timão, o Monte de Nossa Senhora da Ajuda, as Termas do Carapacho, o Ilhéu da Baleia, o Ilhéu da Praia, e do Museu da Graciosa.

Para descobrir a ilha sugerem se dois itinerários interessantes:

Itinerário 1: Saindo de Santa Cruz da Graciosa em direcção a Guadalupe, siga por Pontal, Feteira e Pedras Brancas, e faça um desvio até à Caldeira e Furna do Enxofre. Em seguida, continue ao longo da estrada até Carapacho da Luz e faça um desvio para visitar os Ilhéus. Continue ao longo da costa por Fenais, Praia e Quitadouro até voltar a Santa Cruz. Para terminar a viagem suba até ao Monte Senhora da Ajuda.

Itinerário 2: A partir de Santa Cruz da Graciosa, pelo caminho à beira mar faça uma pausa no miradouro de Ponta da Barca para contemplar a paisagem, em seguida vá pela Senhora da Vitória, Porto Afonso, e suba até ao Pico da Terças, onde contemplará uma das mais fantásticas vistas de toda a ilha. Em seguida, faça um desvio até ao miradouro das Almas e siga pela estrada que atravessa a Serra Branca; continue por Fajã, Luz, S. Mateus, Quitadouro até regressar a Santa Cruz.

Se quiser desfrutar de um mergulho refrescante, a Ilha Graciosa dispõe de águas bastante claras e temperaturas agradáveis que convidam a mergulhar. Os melhores lugares para tal são as piscinas naturais do Carapacho, a praia de Praia e zonas da Calheta e Barro Vermelho.

Uma época interessante para se visitar a ilha é durante a segunda semana de Agosto, pois é quando a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres ocorre. A ilha também adquire uma boa atmosfera durante o Carnaval, que é celebrado com uma batalha de água, festejos do Espírito Santo e touradas.

Nesta ilha poderá realizar várias actividades como a pesca, pesca submarina, mergulho, caça ou caminhadas.

A Ilha Graciosa foi declarada Reserva da Biosfera, devido à conservação das suas experiências sociais, culturais e tradicionais.

Hotéis perto deste lugar:

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.