Ilha do Faial, Açores

Surpreenda e aventure-se a conhecer a Ilha do Faial, Açores, Portugal

Ilha do Faial, Açores
Ilha do Faial, Açores
© Turismo Azores

A Ilha do Faial, também conhecida como a Ilha Azul, possui uma área de 173,1 quilómetros quadrados e cerca de 15.000 habitantes, a maioria concentrada na cidade da Horta, a capital.

Ilha do Faial
Ilha do Faial
© Publiçor

No Faial encontrará bastante dinamismo na zona da marina da Horta, internacionalmente conhecida. Considera-se um mau presságio partir do porto sem deixar uma lembrança desenhada, pelo que as docas encontram-se preenchidas de notáveis pinturas.

Vistas para a Ilha do Pico
Vistas para a Ilha do Pico
© Gustav
Horta, Ilha do Faial, Açores
Horta, Ilha do Faial, Açores
© Gustav

Uma das mais sublimes zonas deste ponto de vista paisagístico é o Oeste da ilha, pois é onde ocorrem, para lá da Caldeira Grande e do mar, as Pontas dos Capelinhos e Varadouro, ambas declaradas pela U.E. como Sítios de Interesse Comunitário.

Perto da cidade encontram-se as belíssimas praias de Almoxarife e Porto Pim, sendo que esta última é imortalizada num famoso romance de António Tabucchi.

Outra das atracções impressionantes da ilha são os campos repletos de hortênsias, encendo de cor e vida as suas paisagens.

Na ilha existem 10 freguesias rurais, facilmente exploradas em apenas um dia; porém aconselha-se que dedique um dia a visitar somente a Horta, para explorar com calma e tempo o seu porto, os miradouros, os seus três museus e a sua igreja.

Recomenda-se também algumas actividades interessantes como observação de baleias, mas esta terá de prolongar a sua estadia na ilha, pelo menos, por mais um dia.

O recomendável para conhecer completamente a ilha é começar por visitar o interior, a partir da própria Horta ou desde o Miradouro da Conceição. A cerca de 3 km encontrará a paróquia de Flamengos, com o Jardim Botânico do Faial.

A cerca de 2 km de Flamengos encontrará a Capela de São João e a sua torre de ameias com um acabamento cónico, situada entre os aglomerados de hortênsias; a partir daqui poderá começar a subir para a Caldeira Grande e chegar ao miradouro, onde é plenamente visível a Ilha do Pico. Para regressar pode seguir pela ER 1-2º, que desce directamente à Conceição e continha até à Praia de Almoxarife.

Se prosseguir rumo a Norte, irá reparar numa área muito bem usufruída para agricultura e pecuária, com bastantes campos de milho e pastagens. Em pouco tempo chegará a Pedro Miguel, onde se criou uma extensão do Jardim Botânico do Faial; ainda poderá visitar a localidade da Ribeirinha, com o seu tempo neogótico e um belíssimo cais assistido por um farol.

No extremo Norte da ilha encontra-se a localidade deCedros, com as suas impressionantes falésias que alcançam os 300 metros; também com diversos miradouros em que irá perder noção do tempo enquanto contempla paisagens únicas.

A Oeste de Faial encontra-seCapelo, uma bonita povoação que se destaca pela sua igreja e pela sua escola de artesanato.

Se seguir em direcção a Sul ao longo da costa visitará Varadouro, uma área residencial com um cais e piscinas naturais vindas e uma fonte termal; e ainda Castelo Branco.

De Castelo Branco poderá regressar à Horta, esta zona da ilha não tem interesse turística, à excepção das grutas costeiras que são acessíveis através do mar.

Mapa Interativo:

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.