Ilha de Santa María, Açores

Não deixes de visitar a Ilha de Santa Maria durante a tua passagem pelo arquipélago dos Açores, Portugal

Ilha de Santa María, Açores
Ilha de Santa María, Açores
© Maurício de Abreu - DRT

A Ilha de Santa Maria é a Ilha mais quente, seca e próxima ao continente português de todo o arquipélago dos Açores. Também foi a primeira Ilha a ser povoada e a única com praias de areia dourada, cal e sedimentos fósseis marinhos.

 

Ilha de Santa María
Ilha de Santa María
© Associação de turismo dos Açores
Barreiro da Faneca
Barreiro da Faneca
© Turismo das Açores
Ilha de Santa María, Portugal
Ilha de Santa María, Portugal
© Associação de turismo das Açores

Santa Maria pôde preservar a sua arquitetura popular graças a sua baixa atividade sísmica. Cada paróquia tem casas pintadas de uma cor própria, oferecendo paisagens muito pitorescas e emblemáticas.

Aqui se celebra cada ano a Maré de Agosto, um prestigioso e concorrido festival de música moderna.

Esta Ilha, em que a atuação do homem está plenamente integrada no marco natural e geográfico, congrega revindicações suficientes para ser considerada “o Algarve dos Açores”. A destacar a invejável paisagem da baía de São Lourenço, que foi declarada como reserva natural, assim como as baías de MaiaAnjos, e Praia.

Se estás de passagem pela Ilha de São Miguel não deves pensar duas vezes, pois o voo não dura mais de vinte minutos a chegar a Santa Maria, e a viagem de barco (apenas disponível durante o verão) dura cerca de quatro horas.

Para conhecer a Ilha é possível realizar um percurso circular, partindo do aeroporto, que dura um dia. Este percurso segue primeiro até Vila do Porto, a capital (a 3,5 km.).

Após um pequeno passeio pela capital, podes seguir para este, atravessando Valverde, Carreira e Almagreira, para conhecer a Baía da Praia e Praia Formosa (a 6 km.), muito animada durante o verão, especialmente devido aos concertos celebrados no mês de agosto. Esta zona da Ilha é a mais recomendada para desfrutar de um agradável banho.

A partir da Praia existe uma estrada que segue até Maia, e passa por Malbusca e pela Fonte do Jordão, a partir da qual poderás contemplar bons exemplares da arquitectura popular da ilha, assim como de uma paisagem algo mais verde e fresca. A partir de Maia, o percurso segue por uma via estreita e perigosa, que desce até à Ponta do Castelo, com um estupendo miradouro sobre o seu belo farol. A descida segue até ao bairro dos marinheiros, onde os currais de vinha parecem subir pela montanha, e termina na Calheta, dando lugar a uma alta cascata.

De regresso ao percurso, segue pela EN 1-2ª para conhecer a Igreja e o Museu Etnográfico de Santo Espírito, para depois descobrires um dos lugares mais belos da Ilha, o Miradouro de São Lourenço, que te permitirá contemplar vistas privilegiadas sobre esta baía paradisíaca.

Depois volta a descer até São Lourenço, para regressar aos maciços do interior atravessando Santa Bárbara, onde poderás contemplar bons exemplares da arquitetura tradicional.

A 4 quilómetros de Santa Bárbara está o Pico Alto que, com os seus 587 metros alberga um antigo búnquer e miradouro, a partir do qual se avista uma boa parte da ilha.

A rota continua pela EN 2-2ª até Feteiras e Lagoinhas, percorrendo a costa norte e as suas baías, para entrar na parte seca e descer outra vez para junto ao mar, na povoação de Anjos.

Finalmente só falta regressar à Vila do Porto, ou ao aeroporto, mas não sem antes visitar alguns moinhos de São Pedro.

Transfer e Taxi

Descubra as nossas ofertas de Transfer em Portugal.

Aeroporto de Porto
Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Faro

Hotéis

Ver hotéis nas diferentes povoações de Portugal:

Voos:

Compare voos baratos e teus reservar com antecedência para poupar dinheiro.

Aluguer de Carro

Encontre o melhor negócio em locação de veículos para as suas férias:


Copyright FeriasEmPortugal.com © - Todos os direitos reservados.